Voei da Virgínia para o Peru para o nosso terceiro encontro. Estamos juntos há um ano e meio.

Voei da Virgínia para o Peru para o nosso terceiro encontro apaixonante. Estamos juntos há um ano e meio.

O autor (esquerda) e seu parceiro em Isla Múcura na Colômbia à esquerda, e em El Castillo em Medellín
O autor, à esquerda, e seu parceiro na Ilha Múcura na Colômbia à esquerda e em El Castillo em Medellín.

Cortesia do autor

• Conheci o Renzo em Lima, Peru, durante uma viagem, e tivemos dois encontros.
  • Continuamos em contato. Quando escolhi meu próximo destino de viagem, voltei para que pudéssemos ter um terceiro encontro.
  • Estamos juntos há um ano e meio e viajamos juntos pela América do Sul.

“O que você está fazendo?” meus amigos perguntaram. Eu acabara de dizer a eles que estava voando para o outro lado do mundo para ver o Renzo. “Sim, para um terceiro encontro”, eu respondi.

Eu entendi por que eles estavam surpresos, afinal, eu o conhecia há apenas alguns meses; mas até agora, nos entendíamos bem, e eu estava pensando que, na pior das hipóteses, seria uma aventura após a qual seguiríamos caminhos diferentes. Na melhor das hipóteses, aprofundaríamos nossa conexão e teríamos uma história fantástica para contar como casal.

O conheci enquanto viajava em Lima, Peru

Aqui está a história. Eu o conheci em sua cidade natal de Lima, Peru, no início do ano, enquanto viajava pela cidade como trabalhador remoto. Tivemos dois encontros, nos divertimos e mantivemos contato casualmente depois que deixei a cidade, embora nenhum de nós esperasse que as coisas avançassem. No entanto, continuei a desfrutar de nossas conversas virtuais sobre a sétima temporada de “RuPaul’s Drag Race All Stars”, mesmo quando visitei minha família em minha cidade natal de Virginia Beach, Virginia.

O autor (direita) e seu parceiro Renzo (esquerda) andando a cavalo na praia em Florianópolis, Brasil
O autor e Renzo na praia em Florianópolis, Brasil.

Cortesia do autor

Então, quando decidi encontrar uma nova cidade para visitar (afinal, eu era um trabalhador remoto), escolhi Lima novamente. Eu imaginei que talvez pudesse ter um terceiro encontro com o Renzo quando estivesse lá; e se não desse certo, ainda teria uma cidade legal e favorável para escritores para morar por alguns meses. De qualquer forma, primeiro eu teria que respirar fundo e descobrir o que levar para o nosso terceiro encontro.

Assim que ele descobriu que eu estava voltando para Lima, o Renzo sugeriu um jantar em um dos melhores restaurantes sino-peruanos da cidade. Adoro experimentar comidas novas e imediatamente aceitei.

Retomamos de onde paramos

Felizmente, as coisas fluiram durante nosso encontro. Renzo e eu rapidamente percebemos que tínhamos mais em comum do que conhecimento extenso sobre “Drag Race” e uma propensão a comédias animadas. Também compartilhamos um amor pelo aprendizado de línguas e intercâmbio cultural. Crucialmente, ambos nos identificamos como outsiders – não apenas na sociedade em geral, mas também em nossas comunidades queer.

Antes de mudar minha vida e me tornar um nômade digital em 2021, havia morado vários anos em Nova York, onde os “Instagays” autoelogiosos dominavam a cena de namoro queer. Sempre me senti mais feliz nos marginais.

O autor (esquerda) e seu parceiro durante uma aula de culinária em Cartagena, Colômbia
O autor e seu parceiro durante uma aula de culinária em Cartagena, Colômbia.

Cortesia do autor

É claro que outros aspectos do meu passado entram em jogo aqui. Para começar, nunca tive um relacionamento saudável, apesar de ter quase 34 anos. Infelizmente, gastei grande parte dos meus 20 anos navegando por um pântano corrosivo de alcoolismo e autodestruição. Em seguida, depois de enfrentar a homofobia de cidadãos mais velhos de minha cidade natal, Virginia, para onde eu havia voltado depois da faculdade, acabei me desviando e namorando pessoas que não eram adequadas para mim.

Finalmente, depois de mudar para Nova York e descobrir que a cena de namoro era ainda mais frustrante – e surpreendentemente, ainda cheia de homens que escondiam sua sexualidade – decidi que a melhor coisa para mim seria deixar a América. Assim, Renzo e sua bondade autêntica foram como um sopro de ar fresco, para dizer o mínimo.

O autor (esquerda) e seu parceiro visitando o monumento natural El Peñón perto de Medellín, Colômbia
O autor e seu parceiro visitando a monumento natural El Peñón perto de Medellín.

Começamos a viajar juntos

No momento em que conheci Renzo, eu já havia compilado uma lista de encontros casuais internacionais. Mas a conexão que estávamos construindo se consolidou nesse terceiro encontro (e continuou a crescer em nossos quartos, quintos e sextos encontros e além), e não tive mais tempo – nem interesse – em ficar com outras pessoas que vinha conhecendo. Nossos encontros acabaram se transformando em viagens de fim de semana – primeiro dentro do Peru, depois por toda a América do Sul.

Finalmente, dois meses depois de voltar para o Peru, enquanto cavalgávamos em uma praia deserta em Florianópolis, Brasil, percebi que estava apaixonado.

Agora faz um ano e meio com Renzo; minha viagem impulsiva para Lima foi apenas o começo da nossa grande aventura internacional. Juntos, viajamos para 10 cidades em três países: Peru, Brasil e Colômbia, e não temos planos de desacelerar. Então, se alguém que você conhece está se perguntando o que fazer no terceiro encontro – bem, eu tenho algumas ideias.