Viajei de trem noturno com camas para o Vietnã com 2 crianças. Foi a melhor noite de sono durante minha viagem de uma semana.

Aventura em um Trem Noturno com Camas para o Vietnã A Melhor Noite de Sono da Minha Viagem de Uma Semana com as Crianças.

Mulher sentada na cama de um carro dormitório de trem noturno para Sapa
A autora em sua cama durante o trem noturno para Sapa, no norte do Vietnã.

Alexandra Karplus

• Eu viajei de trem com meus dois filhos de Hanói para Sapa, no Vietnã.
  • Nós exploramos a cidade capital antes de embarcar no trem dormitório, rumo ao norte das montanhas.
  • Depois de dormir no chão em uma casa de família, tive minha melhor noite de sono da viagem no trem.

Criar minha família em Singapura significa que viajar de avião é algo natural para meus dois filhos pequenos. Entre voos de longa distância para visitar a família nos Estados Unidos a fins de semana explorando o Sudeste Asiático, eu frequentemente aproveito morar a 20 minutos do Aeroporto Internacional Changi, que está consistentemente classificado entre os melhores aeroportos do mundo.

Os preços acessíveis de passagens em companhias aéreas de baixo custo podem tornar uma semana em Bali ou Phuket mais econômica do que ficar na cidade-estado – que, este ano, foi nomeada a cidade mais cara do mundo.

Mas enquanto voar tem sido constante, nem minha filha de 8 anos nem meu filho de 5 anos jamais haviam viajado em um trem noturno. Minhas experiências também se limitavam a um único passeio no Amtrak Auto Train de Washington, D.C. para a Flórida quando eu era adolescente e uma viagem de Nova Déli para Mumbai durante uma aventura indiana alguns anos depois.

Então, quando meu marido sugeriu a ideia de voarmos para Hanói e pegarmos um trem até Sapa, uma região montanhosa no norte do Vietnã, fiquei animada em experimentar algo diferente.

Foi uma decisão de última hora. As crianças tiveram uma semana de folga da escola no final de outubro e eu ainda tinha dias de férias para usar. As passagens da Vietjet custaram 180 dólares de Singapura cada, ou $131, mesmo sendo reservadas apenas duas semanas antes da data de partida.

Também entrei em contato com a Ethos, uma empresa social e de turismo no norte do Vietnã, em busca de ajuda para organizar caminhadas e uma estadia em uma casa de família em Sapa. Quando pedi conselhos sobre reserva de transporte saindo de Hanói, eles se ofereceram para reservar as passagens de trem.

E assim, estávamos prontos para uma aventura nas montanhas do Vietnã.

Pessoas assistindo o trem se aproximando na estação em Hanói, Vietnã
Turistas observando o trem se aproximando na Rua do Trem em Hanói

Alexandra Karplus

Não era minha primeira vez na capital do Vietnã. No entanto, era a primeira vez com crianças, então estava tentando atravessar ruas inundadas de motos se desviando enquanto cuidava de mais do que apenas de mim. Descobri que andar em ritmo constante com confiança, um braço estendido para o tráfego e a outra mão segurando firmemente a mão do meu filho era a melhor maneira de fazer isso.

Uma tigela de phở, uma crêpe vietnamita, um sanduíche banh mi e alguns pontos turísticos depois, fomos para a Rua do Trem. Este trecho de 300 metros de trilhos, que passa famosamente por uma porção estreita e movimentada do Bairro Antigo de Hanói, foi temporariamente fechado no ano passado, mas estava aberto – e movimentado – quando chegamos.

Os trilhos foram construídos pela Administração Colonial Francesa, e a Rua do Trem, eu rapidamente descobri, não é o local mais seguro para visitar com crianças. Café, cocos e Coca-Colas eram servidos em lojas mal arrumadas montadas a menos de dois metros dos trilhos.

Os momentos antes da chegada do trem ficaram ainda mais caóticos. Uma mulher mais velha de uma das lojas de café correu pelos trilhos, gritando para as pessoas manterem distância e até resgatando um par de óculos de sol que uma mulher havia deixado cair segundos antes do trem passar em alta velocidade.

Eu consigo entender por que as autoridades vietnamitas têm tentado evitar que turistas visitem, e se eu tivesse feito uma avaliação de riscos antes da visita, talvez eu tivesse evitado. No entanto, as crianças gostaram do caos.

Fora da Estação Ferroviária de Hanói numa rua movimentada com carros e motos
A Estação Ferroviária de Hanói foi originalmente construída pela Administração Colonial Francesa e foi modernizada ao longo dos anos.

Alexandra Karplus

A menos de dois quilômetros do Bairro Antigo de Hanói, onde assistimos aos trens passarem, entramos na estação de concreto branco na Rua Le Duan.

O prédio foi inaugurado em 1902 e eu notei indícios da arquitetura francesa nos telhados inclinados e fileiras de claraboias. Foram feitas atualizações ao longo dos anos, incluindo a fachada detalhada no exterior do prédio.

Dentro da Estação Ferroviária de Hanói e painel com horário dos trens
Um painel com o horário dos trens dentro da Estação Ferroviária de Hanói.

Alexandra Karplus

Grandes painéis com os horários de partida dos trens podiam ser encontrados tanto no primeiro quanto no segundo andar da estação.

Três linhas operam a partir da estação: Hanói para Cidade de Ho Chi Minh, Hanói para Hai Phong e a linha Hanói para Sapa, na qual embarcaríamos em breve.

Bagagens rolando pela escada na Estação Ferroviária de Hanói.
Rolando uma mala ao lado da escada na Estação Ferroviária de Hanói.

Alexandra Karplus

Felizmente, havíamos feito as malas leves e conseguimos carregar as duas malas com rodinhas e as mochilas pelo passarela e pelas escadas. Uma tábua foi colocada para facilitar o rolamento das malas, mas eu ainda achei um pouco instável.

Me senti sortuda por não estar mais lidando com carrinhos de bebê.

Duas crianças entrando no trem no Vietnã
Entrando no trem de Hanói para Sapa, no Vietnã.

Alexandra Karplus

Caminhando pelas portas abertas, espreitei dentro de algumas das outras cabines. Algumas tinham camas de tamanho normal, enquanto outras tinham dois beliches. Nós tínhamos reservado estas últimas. Eu paguei $155 para nós quatro.

Os passageiros têm a opção de reservar um quarto inteiro, se estiverem dispostos a pagar, ou apenas um beliche, o que pode ser uma boa maneira de conhecer novos companheiros de viagem.

Embora a viagem para Sapa seja significativamente mais curta de ônibus – cerca de quatro horas de ônibus, em comparação com as sete horas de trem – muitos acidentes de ônibus têm sido relatados ao longo dos anos.

Mais tarde na viagem, um dos meus guias numa caminhada em Sapa mencionou ter visto ônibus capotarem montanha abaixo quando fazem curvas muito rápido. Isso me deixou sem dúvidas de que tomamos a decisão certa ao pegar o trem.

Bananas, garrafas de água e lanches no vagão do trem
A bandeja de boas-vindas tinha água e lanches para a viagem.

Alexandra Karplus

A cabine estava super limpa, com lençóis brancos e edredons fofos. Havia uma bandeja com quatro bananas, pacotes de Oreos, saquinhos de chá, lenços umedecidos, escovas de dentes e garrafas de água nos esperando na mesa de cabeceira.

As crianças estavam animadas para ocupar os beliches de cima, então meu marido e eu reivindicamos uma das camas de baixo cada um.

Dois beliches em uma cabine de trem
Os dois beliches na cabine eram confortáveis.

Alexandra Karplus

Deitada, com 1,72m de altura, eu me encaixei perfeitamente na cama. Meu marido tem 1,96m e teve que montar uma “extensão” para as pernas usando uma das malas com rodinhas. Mesmo assim, ele estava muito mais confortável aqui do que em qualquer assento de avião.

Nós guardamos nossas malas embaixo das camas e nos compartimentos superiores no pé das camas de cima, acima da porta da cabine.

As crianças passaram os primeiros 20 minutos subindo, descendo e passando entre as camas. Nós todos vestimos roupas confortáveis para evitar ter que trocar de pijamas.

Foto embaçada de Hanói de dentro do vagão de trem.
Foto embaçada de Hanói passando enquanto o trem se movia mais rápido.

Alexandra Karplus

Depois de sair da estação, passamos pelo Bairro Antigo. Ao mesmo nível do segundo andar de prédios altos e estreitos, eu conseguia ver que a maioria das luzes já estava apagada. Os cabos emaranhados ao lado dos prédios pareciam os cabelos de Rapunzel sendo soltos.

Eu vi uma mulher assistindo TV na sala de estar, um casal sentado na varanda tomando xícaras de chá e um aquário brilhantemente iluminado brilhando pela janela. A maioria das casas tinha roupas recém lavadas penduradas para secar durante a noite.

As casas foram desaparecendo à medida que nos afastávamos, alguns minutos depois de cruzarmos uma ponte. Agora as luzes vinham das motos que seguiam numa estrada de sentido único, na direção oposta ao trem.

Pia e vaso sanitário no banheiro do trem.
O vaso sanitário e a pia estavam limpos no banheiro do trem.

Alexandra Karplus

O banheiro era mais espaçoso do que o que você encontraria em um avião. Tinha papel higiênico, sabonete e uma pia limpa. O vagão do trem balançava durante uma das minhas idas ao banheiro com as crianças, então eu as segurei até que terminassem.

Mulher deitada na cama na cabine do trem.
A autora se aconchegou na cama sozinha.

Alexandra Karplus

O balanço e a vibração constantes do trem nos fizeram dormir rapidamente. As crianças foram colocadas seguramente em suas camas e, sem ter uma criança chutando meu rosto, como geralmente acontece quando se tem duas crianças, eu dormi profundamente a noite toda.

O alarme tocou às 5h30 da manhã e pouco depois alguém bateu na porta vendendo café e chá.

Vistas do trem no norte do Vietnã
As vistas do trem eram mais verdes quando acordamos de manhã.

Alexandra Karplus

Nos últimos 30 minutos da viagem, todos nós espiamos pela janela a paisagem em mudança. O mundo aqui era muito mais verde do que aquele que deixamos para trás na capital vietnamita.

Van na rua em frente à estação de trem.
Uma van estava nos esperando na estação para nos levar para Sapa.

Alexandra Karplus

Uma van nos esperava na estação de trem para seguir para a próxima parte da nossa jornada.

A estação de trem de Lao Cai, onde desembarcamos, na verdade não fica na cidade de Sapa. Ela está localizada aos pés das montanhas e serve como porta de entrada para muitos turistas. Fica a menos de 20 milhas de Sapa, mas leva uma hora de carro.

Apertados em uma van com outros 12 viajantes, muitas malas e estradas esburacadas, essa parte da viagem foi muito menos confortável do que a cama confortável que eu desfrutei sozinha.

Campos de arroz nas montanhas de Sapa, norte do Vietnã
As montanhas em Sapa estão cheias de campos de arroz.

Alexandra Karplus

Sapa Town deixou muito a desejar: grandes outdoors, prédios de concreto e todas as pessoas simpáticas tentando vender coisas me decepcionaram. Até mesmo a Vila de Cat Cat, a trilha mais próxima da cidade, parecia um parque temático feito para o turismo.

Felizmente, as montanhas ao redor tornaram tudo isso válido.

Depois de passar nossa primeira noite em um hotel, fomos para o acampamento base da Ethos, perto do centro da cidade. Após uma breve lição de história e uma apresentação da mulher que nos guiaria em nossa aventura, fomos levados até o ponto de partida.

Nossa guia de 23 anos, My – pronunciado “mim” – era membro da tribo Hmong. Ela compartilhou detalhes sobre sua própria infância durante a viagem de 45 minutos.

Fomos deixados no ponto de partida e não vimos o carro, nem outros viajantes, até terminarmos a trilha de dois dias.

Crianças e mulher atravessando rio em Sapa, Vietnã
A guia My ajudando as crianças a atravessar o rio durante nossa caminhada.

Alexandra Karplus

Foi enquanto atravessávamos rios e nos abaixávamos sob as árvores que as crianças estavam mais felizes. Nossa guia também nos proporcionou conhecimento e entretenimento ao longo do caminho. Ela colheu samambaia selvagem que foi posteriormente cozida em nosso jantar, e fez um cavalo de brinquedo com outra planta que encontramos ao longo do caminho.

Com baixa umidade e uma temperatura que se manteve em torno de 18 graus Celsius durante todo o dia, não parecia muito quente.

Os 14 quilômetros de caminhada daquele dia cansaram todos nós, mas encontramos lugares para descansar ao longo do caminho onde podíamos admirar os campos de arroz. O arroz havia sido colhido algumas semanas antes, então os campos agora estavam nas mais diversas tonalidades de verde.

Pratos de comida em uma mesa no Vietnã
Jantar no alojamento

Alexandra Karplus

Paramos na casa de uma mulher para almoçar antes de continuarmos nossa caminhada até a casa onde passamos a noite. Lá, as crianças jogaram cartas com os filhos do anfitrião enquanto relaxávamos em redes surradas na frente. Apesar de não termos nenhum idioma em comum, todos se tornaram rapidamente amigos.

Jantamos naquela noite em uma pequena mesa de madeira, todos nós sentados em cadeiras plásticas pequenas. As crianças tinham perguntas intermináveis. Por que não havia janelas? Por que eles estavam cozinhando em um grande fogo dentro de casa? Por que a família tinha tantos “animais de estimação”?

Os pratos servidos incluíam fatias de carne de porco refogadas com cenouras, as samambaias selvagens que haviam sido colhidas anteriormente foram cozidas com alho, abóbora cozida em uma tigela e pilhas de rolinhos primavera fritos com um molho picante. Todos eles foram cozidos no grande wok, sobre o fogo aberto na sala ao lado.

Colchas no chão
Colchas foram colocadas sob redes mosquiteiras.

Alexandra Karplus

Algumas horas depois, subimos uma escada íngreme até o suporte. Colchas espessas e travesseiros foram arrumados no chão de madeira para que nós quatro descansássemos. Duas redes mosquiteiras pendiam sobre as camas. Todos nós dormimos em questão de minutos.

Ao contar a história de nossa jornada no dia seguinte em uma ligação para sua avó, minha filha de 8 anos estava mais animada com os animais de estimação: “Você sabia que todos os animais de estimação na casa deles servem a um propósito? As galinhas põem ovos para eles comerem, os porcos fornecem carne para cozinhar, os cachorros os mantêm seguros e o gato espanta os ratos?”

Após quatro dias explorando a região, 45 quilômetros de trilha e uma noite passada no chão rangente de nosso alojamento, todos ficamos felizes em voltar para o trem e ter outra boa noite de sono. Nesse ponto, a viagem de volta para Hanói quase parecia luxuosa.