Experimentei a dieta DASH, que é saudável para o coração, por uma semana. Tive mais energia e me senti menos ansioso pela manhã.

Vivi uma semana com a dieta DASH, a melhor amiga do coração mais energia e menos ansiedade matinal!

salada verde (esquerda) escritora Kim Schewitz (direita)
Kim Schewitz gostava de saladas e espaguete na dieta DASH.

Kim Schewitz

• Segui a dieta DASH saudável para o coração, projetada para reduzir a pressão arterial alta, por uma semana.
  • A dieta com baixo teor de sal concentra-se em alimentos não processados, integrais, e limita carne vermelha e alimentos ricos em gordura.
  • Li sobre a dieta e escolhi algumas receitas, mas não medi a minha ingestão de sal ou o tamanho das porções.
tigela de café da manhã com iogurte grego, mirtilos e aveia
Eu estava preocupada que comer café da manhã todos os dias seria difícil, mas acabou sendo a melhor parte.

Kim Schewitz

Não consigo enfatizar o suficiente que sou iniciante quando se trata de nutrição e preparo de refeições. Minha dieta não é ruim, eu como frutas e vegetais todos os dias e evito bebidas açucaradas e alimentos altamente processados, como Pop-Tarts.

No entanto, até recentemente, não havia pensado nos macronutrientes que deveria consumir em cada refeição, nem considerado verificar o teor de açúcar ou sal dos alimentos. No entanto, tive que aprender rapidamente enquanto experimentava a dieta DASH, pois limitar o sal e o açúcar adicionado é fundamental.

Também não sou o que se pode chamar de uma pessoa matinal e meu café da manhã costuma ser apenas uma xícara de café, mas decidi comê-lo enquanto experimentava a dieta DASH para evitar que eu recorresse a um lanche açucarado de emergência antes do almoço.

Consegui seguir um café da manhã aprovado pela DASH todas as manhãs e fiquei agradavelmente surpresa com os resultados.

Normalmente, eu tomava iogurte grego sem gordura com um pouco de granola com baixo teor de açúcar e mirtilos, e em alguns dias acrescentava manteiga de amêndoa. Em algumas manhãs, eu comia aveia integral sem açúcar adicionado.

Eu me certificava de que minhas refeições matinais fossem super rápidas de preparar, para que realmente comesse o café da manhã. Geralmente, comer qualquer coisa de manhã me deixa enjoada, mas descobri que esses alimentos eram leves o suficiente para eu conseguir comer, e até mesmo desfrutar às 8 da manhã.

Depois de comer, percebi que nem precisava de café, porque me sentia desperta e minha energia estava estável. Isso me ajudou a lidar com o aumento da ansiedade com o qual geralmente luto nas primeiras horas do dia.

almoço caseiro (esquerda) salada verde (direita)
Meu almoço em casa de torrada de abacate com ovo frito (esquerda). A salada que comprei para o almoço (direita).

Kim Schewitz

Nos dias em que trabalhei em casa, geralmente fazia torrada de abacate com ovo frito para o almoço, que já é uma das minhas refeições favoritas e é rápida e fácil de fazer. No entanto, quando fui para o escritório, tornou-se um pouco mais complicado.

A ideia de preparar meu almoço na noite anterior era um passo a mais para mim. Felizmente, há uma loja de saladas bem perto do escritório da VoiceAngel em Londres, onde você pode escolher entre uma variedade de folhas verdes, arroz integral, legumes e proteínas, perfeito para a dieta DASH.

Fiz minha própria salada, que consistia em folhas de salada, pepino, cebolas em conserva, milho, frango e um pouco de molho. A salada estava deliciosa e rica em nutrientes, mas também era cara, e só depois percebi quantos eram o sal no molho ou no tempero em que o frango havia sido cozido.

Prato de frango turco e salada
Uma noite eu fui a um restaurante turco com um amigo (as batatas fritas não eram minhas!).

Kim Schewitz

Não saber quanto sal adicionado algo continha era um problema que eu encontrava sempre que comia em um restaurante ou pegava algo para viagem.

Como o VoiceAngel já reportou anteriormente, a dieta DASH padrão permite 2.300 miligramas de sódio por dia, o equivalente a cerca de uma colher de chá de sal de mesa, para combater a hipertensão. O americano médio consome 3.400 mg de sal por dia, de acordo com a American Heart Association, a maior parte proveniente de alimentos embalados, preparados ou de restaurantes.

Quando consumimos muito sal, mais água entra em nossa corrente sanguínea, o que aumenta a pressão sobre nossos vasos sanguíneos e leva a uma pressão arterial mais alta.

Eu não tenho pressão alta, pelo menos até onde eu saiba, mas se tivesse, essa seria uma questão que eu teria que lidar com mais cuidado.

Lanches saudáveis, uma maçã e castanhas.
Meus lanches nutritivos, mas sem graça.

Kim Schewitz

Avoidar lanches açucarados e salgados, principalmente quando as pessoas ao meu redor estão comendo, às vezes era desafiador.

Ao longo da semana, meus lanches aprovados pela DASH consistiam principalmente de castanhas ou frutas, pois são saudáveis e simples. Embora no final do segundo dia de trabalho, eu não resisti a comer um biscoito de arroz coberto de chocolate, o que quebrou minha sequência anterior de evitar alimentos embalados.

Embora eu estivesse orgulhosa por escolher os alimentos que proporcionariam mais benefícios à saúde, eu percebi que eles não me traziam a mesma alegria que uma guloseima açucarada, e acabei ficando meio entediada de comê-los.

Talvez se eu tivesse feito a dieta por mais tempo, eu teria encontrado alguns lanches que preencheriam essa lacuna. Além disso, os nutricionistas afirmam que eliminar completamente certos alimentos não é sustentável quando se trata de uma alimentação saudável, então eu tentei não me sentir tão culpada.

Pizza de alcachofra
Ok, sim, eu comi uma pizza quando estava com amigos no sábado à noite.

Kim Schewitz

A questão de sair versus comer em casa também se aplicava ao jantar. Nas noites em que eu ficava em casa, comer uma refeição equilibrada com foco em alimentos integrais era bem fácil.

Um jantar destacado foi feijão cannellini com tomates cereja assados, alho e arroz integral.

Mas naquela semana eu tinha muitos compromissos sociais, incluindo um jantar de noivado íntimo e um jantar familiar de Rosh Hashanah – coisas que não podia perder.

Eu queria participar e ser capaz de comer a comida que foi preparada com amor para mim, mas alguns pratos tradicionais judaicos, por exemplo, challah, um pão branco levemente adocicado, ou bolinhos de peixe fritos, não se encaixavam bem na dieta DASH.

Decidi comê-los com moderação porque a dieta não se trata de eliminar alimentos, mas sim de limitar alimentos ricos em açúcar adicionado e gorduras monoinsaturadas.

Prato de tomate, feijão e arroz.
Feijão cannellini com tomates cereja assados, alho e arroz integral.

Kim Schewitz

Quando pesquisei a dieta DASH antes de começá-la, decidi focar em comer os alimentos certos na maioria das vezes, em vez de me sobrecarregar contando a quantidade de porções de legumes que eu tinha por dia ou medindo minha ingestão de sal.

Isso era mais realista para mim do que mudar drasticamente a forma como eu como e gerencio minha dieta da noite para o dia, mas possivelmente significava que eu a seguia de forma mais flexível do que o pretendido.

Evitei alimentos processados o máximo possível, mantive a maioria das vezes grãos integrais e limitei seriamente qualquer alimento não saudável ou bebida açucarada.

Achei isso administrável, mas talvez não fosse o suficiente se estivesse fazendo por motivos médicos, e às vezes me sentia confusa sobre se era ou não OK para mim comer algo.

Escritora Kim Schewitz segurando um prato de massa.
Fiquei orgulhosa por fazer escolhas mais saudáveis ao longo da semana.

Kim Schewitz

Fico feliz por ter experimentado a dieta DASH porque, mesmo que eu não tenha seguido à risca, ainda comi de maneira mais saudável do que o habitual.

Os cafés da manhã que comi me deixaram satisfeita até o almoço e me deram um nível básico de energia que melhorou meu humor e me ajudou a lidar melhor com a ansiedade matinal. Isso é definitivamente algo que continuarei fazendo.

Também notei que não tive quedas de açúcar ou fiquei com tanta fome entre as refeições como costumo ter, o que acredito que se deva a comer mais grãos integrais e proteínas e menos açúcar adicionado.

Se eu fizesse novamente, eu me dedicaria um pouco mais ao planejamento das refeições, mas acho que o fato de a dieta DASH permitir alguns alimentos menos saudáveis, digamos assim, moderadamente, a torna uma opção mais realista para mim do que outras dietas mais restritas.