Tentei economizar mais de $700 ao reservar um voo por meio de uma agência de viagens econômica. Isso acabou dando errado na volta para casa.

Como economizei mais de $700 ao reservar meu voo através de uma agência de viagens econômica - e por que isso deu errado na volta para casa.

Fila de pessoas esperando para embarcar em um avião na pista
Agências de viagens econômicas nem sempre são infalíveis quando se trata de economizar dinheiro.

Thierry Monasse/Getty Images

• Eu reservei voos de ida e volta por $250 de Vancouver para Dublin com uma agência de viagens econômica online.
  • A agência não nos disse que nosso voo de volta foi cancelado — e depois nos realocou em uma rota terrível.
  • Um agente do aeroporto teve pena de nós na nossa primeira parada e nos colocou em um voo direto para casa.

Eu vivo em busca de uma promoção de passagens aéreas baratas.

Recentemente, aproveitei uma passagem de ida e volta de Vancouver, Canadá, para Dublin por apenas $344 dólares canadenses, ou cerca de $250. Normalmente, esse voo custa mais de CA$1,000.

A oferta era tão boa que não hesitei em reservar através de uma agência de viagens online, em vez de diretamente pela companhia aérea, para obter o preço baixo.

Alguns meses depois, meu marido e eu estávamos tomando Guinness e passeando pelos Penhascos de Moher. Mas nossos problemas começaram quando tentamos voltar para casa.

Descobrimos que nosso voo direto foi cancelado no último minuto — e nossa nova rota foi terrível

A autora e seu marido segurando copos de Guinness na Irlanda
Nos divertimos na Irlanda, mas os problemas começaram na volta para casa.

Riana Ang-Canning

No dia anterior ao nosso voo de ida para Vancouver, fui fazer o check-in online como sempre faço. Mas não encontrei nosso voo.

Desesperada, entrei em contato com a companhia aérea, que me informou que eu precisaria entrar em contato com a agência de viagens pela qual havíamos reservado os voos.

Depois de horas esperando ao telefone e pagando tarifas de ligação interurbana, consegui falar com alguém da agência e descobri que nosso voo de volta havia sido cancelado.

A agência não se deu ao trabalho de nos informar. Felizmente, eles ofereceram para nos reservar outra rota de volta para casa.

Mas em vez de um voo direto, nos deram uma terrível rota com três escalas e quatro voos. Nosso novo itinerário nos levava de Dublin para Londres, Londres para Nova York, Nova York para Toronto e, finalmente, Toronto para Vancouver.

Como alguém que tem medo de voar, eu estava temendo a longa viagem. Mas sem outras opções, seguimos para o aeroporto para partida às 6h30 da manhã em Dublin.

Infelizmente, nosso longo dia de viagem começou ainda mais longo: Nosso voo de Dublin para Londres estava atrasado.

Felizmente, um agente no aeroporto de Londres salvou o dia

Ônibus vermelhos de dois andares na frente de um prédio em Londres
Nossa sorte mudou quando chegamos em Londres.

JC Cuellar / Shutterstock

Quando chegamos em Londres, já tínhamos perdido nosso voo de conexão para Nova York.

Fomos até o balcão do serviço de atendimento ao cliente da companhia aérea para ver o que poderiam fazer, já que eu realmente não queria esperar horas ao telefone para entrar em contato com a agência de viagens novamente.

Foi quando nossa sorte mudou. Um agente no balcão viu nosso itinerário — e o olhar vermelho de cansaço nos meus olhos — e teve pena de nós.

Ela não apenas ofereceu a remarcação dos nossos voos de conexão, mas também a alteração completa do nosso itinerário e nos colocou em um voo direto para Vancouver naquela noite.

Tivemos tanta sorte que o anjo no departamento de atendimento ao cliente nos ajudou, mas nunca mais quero testar a nossa sorte.

Muitas agências de viagem podem ser perfeitamente boas e estou feliz por ter conseguido minha oferta de voo, mas essa experiência foi um pesadelo.

No futuro, vou pular o intermediário e reservar diretamente com uma companhia aérea que me notificará sobre voos cancelados e será muito mais fácil de entrar em contato para remarcar.